CONHEÇA V. G. do Sul

Vargem Grande do Sul originou-se de um antigo povoado, surgido à margem da rota bandeirante – a antiga estrada Boiadeira ou Francana – percorrida pelas Bandeiras no século XVII, em busca das minas de ouro de Goiás.

A primeira alusão à existência desse povoado data de 1832, denominando-se o local de Várzea Grande, situado em terras da sesmaria do sargento-mor José Garcia Leal, residente em Mogi Mirim. Esta sesmaria abrangia a Serra da Fartura até Pirassununga e de Casa Branca até São João da Boa Vista e Aguaí.

Entre os anos de 1825 e 1874 a sesmaria dos Garcia Leal sofreu diversas divisões, dando origem a dezenas de fazendas e sítios, fazendas estas que se transformaram em povoados, um deles, o Bairro da Porteira, futura Vargem Grande do Sul.

A data oficial de fundação do município remonta a 26 de setembro de 1874. Em 1906, Vargem Grande do Sul é elevada à categoria de Vila. É também nesse período (fim do século XIX e início do século XX) que começam a chegar os imigrantes, os quais viriam a compor a maior parte de sua população. Sua emancipação política se dá em 24 de fevereiro de 1922, com a eleição do primeiro prefeito municipal, Capitão Belarmino Rodrigues Peres.
Em 1969 é instalada a Comarca de Vargem Grande do Sul.

O nome de Vargem Grande do Sul foi dado ao município em 1944, pelo Decreto Lei 14.344.
No dia 16 de Janeiro de 1934, a Câmara Municipal de Vargem Grande do Sul prestou homenagem póstuma, decretando luto oficial e denominando de “Praça Capitão João Pinto Fontão” a praça central que era até então chamada de “Praça da Matriz” Decreto nº 1, 16 de janeiro de 1934.

Fonte:
Bibliografia
http://spcidades.com.br/cidade.asp?codigo=146